Concurso Escolas com Voz
2025/2026
O Concurso Programa Escolas com Voz tem como objetivo distinguir as crianças e os jovens das escolas da freguesia de Belém pela sua contribuição em ideias e histórias que enriqueçam a visão da sua comunidade e em especial a freguesia onde estão inseridos. Este ano letivo, o tema é “Literacia Financeira para Todos”.
O Concurso Escolas com Voz é destinado a alunos das escolas da freguesia de Belém, do 3ºano do 1ºciclo ao 12º ano ou curso equivalente ao 12º ano.
Este ano pedimos aos alunos que criem um projeto de uma aplicação destinada a crianças e jovens com o intuito de promover a literacia financeira.
A inscrição no Concurso Escolas com Voz, 7ª edição, está aberta até dia 21 de novembro.
LITERACIA FINANCEIRA PARA TODOS
O Concurso Escolas com Voz é promovido anualmente pela Junta de Freguesia de Belém com o intuito de destacar crianças e jovens pelas suas ideias na área da cidadania.
Este programa rege-se pelo presente Regulamento, cabendo ao Júri nomeado a interpretação, aplicação e resolução de eventuais lacunas do Regulamento.
O objetivo geral do Concurso Escolas com Voz é distinguir as crianças e os jovens das escolas da freguesia de Belém pela sua contribuição em ideias e histórias que enriqueçam a visão da sua comunidade e em especial a freguesia onde estão inseridos.
São os objetivos específicos deste programa:
- Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica;
- Incentivar a reflexão sobre temas pertinentes para a comunidade;
- Proporcionar a experiência de participação das crianças e jovens na implementação de ideias e projetos;
- E estimular as capacidades de expressão linguísticas, literárias e criativas.
As candidaturas a apresentar deverão enquadrar-se no tema “Uma Mensagem de Paz de Portugal para o Mundo”.
No âmbito das comemorações dos 500 anos de Camões pretende-se que os alunos façam uma reflexão sobre o papel de Portugal no mundo e procurem uma forma de influenciar a paz no mundo levando esta mensagem de Portugal além-fronteiras.
Os alunos e professores interessados em participar no Concurso Escolas com Voz deverão inscrever-se através do formulário online disponível no site www.escolascomvoz.jf-belem.pt nos prazos estipulados (ver Calendarização).
Podem inscrever-se no Concurso “Escolas com Voz”, as crianças e os jovens a frequentar o 3º ano do 1º ciclo do ensino básico ao 12º ano ou curso equivalente ao 12º ano (até ao último dia da entrega de candidaturas), em conjunto com a escola onde estudam que tem que pertencer à freguesia de Belém.
6.1. Projeto
Após a inscrição no Concurso Escolas com Voz os alunos em conjunto com os professores iniciam a elaboração do projeto, tendo em conta os critérios de avaliação de candidatura (ver Critérios de Avaliação de Candidatura).
O projeto a apresentar terá que ter como tema “Uma Mensagem de Paz de Portugal para o Mundo”.
O Grupo deverá apresentar e enviar um vídeo de 3 minutos e criar outros materiais de apoio para espalhar a sua mensagem de paz tendo em conta a acessibilidade da mensagem a diferentes públicos.
As candidaturas são de grupo, com um mínimo de cinco elementos. Na candidatura o candidato 1 é considerado o porta-voz do projeto (criança ou jovem) e o adulto (diretor, coordenador ou professor) será a pessoa de contacto com a organização do programa (Representante Escolar do Grupo).
As candidaturas das crianças e de jovens menores de idade terão que ser consentidas pelo encarregado de educação, através da Escola que a criança ou jovem frequenta.
Cada escola apenas pode subscrever uma candidatura por ciclo.
O regulamento do Concurso Escolas com Voz, formulário de candidatura e outros documentos necessários para formalização da candidatura está disponível no site da Junta de Freguesia de Belém, www.jf-belem.pt e www.escolascomvoz.jf-belem.pt .
6.2. Entrega de projeto
Os candidatos devem enviar a sua candidatura e documentos solicitados para o endereço eletrónico: maria.cid@jf-belem.pt até à data limite de entrega de candidaturas, com o nome do ASSUNTO: CANDIDATURA_ECV_ (NOME DO PROJECTO).
Considera-se candidatura válida a entrega de:
- formulário de Entrega do Projeto devidamente preenchido;
- vídeo;
- material de apoio;
até a data limite de entrega.
O programa Escolas com Voz atribuirá no máximo um valor de 500 euros, por ciclo (1º, 2º e 3º ciclo e secundário ou equivalentes), à(s) candidatura(s) vencedora(s).
As candidaturas são avaliadas segundo os seguintes critérios:
- Atividades desenvolvidas relacionadas com tema do Concurso
- Número de atividades;
- Número de participantes.
- Qualidade da Narrativa
- Estrutura da mensagem;
- Potencial inspirador da mensagem;
- Originalidade e criatividade.
- Qualidade do Vídeo e dos Materiais de Apoio
- Capacidade de cativar o recetor.
O programa Escolas com Voz é definido anualmente e obedece à seguinte planificação:
1ª Fase – Inscrição – Até dia 15/12/2024
Inscrição online – Formulário de inscrição no site www.escolascomvoz.jf-belem.pt
2ª Fase – Fase de inspiração e de Desenvolvimento do Projeto – 2/01/2025 – 4/4/2025
Desenvolvimento do Projeto com apoio da Junta de Freguesia de Belém e parceiros.
Encontro Escolas com Voz, no Auditório da Fundação Champalimaud – janeiro/fevereiro 2025
- Encontro das escolas candidatas
- Desenvolvimento do Projeto com os Parceiros
3ª Fase – Entrega de Projeto – Até dia 24/04/2025
Entrega do Projeto devidamente identificado por email.
4ª Fase – Avaliação –abril/maio 2025
Avaliação dos Projetos recebidos .
5ª Fase – Divulgação dos Resultados – abril/maio 2025
Divulgação de resultados
6ª Fase – Entrega de Prémios e Divulgação de Projetos – maio 2025
Encontro Escolas com Voz, no Auditório da Fundação Champalimaud:
- Apresentação dos projetos
- Entrega de prémios
O Júri é nomeado pela Junta de Freguesia de Belém, composto por um presidente, o vogal do Pelouro da Educação/Juventude da Junta de Freguesia de Belém, que preside, por dois vogais efetivos e dois vogais suplentes.
O Júri tem as seguintes atribuições: a) Garantir o rigor e a transparência de todos os procedimentos relacionados com homologação e atribuição do prémio; b) Nomear e votar a(s) candidatura(s) vencedora(s).
A homologação da(s) candidatura(s) vencedora(s) é da única e exclusiva responsabilidade do Júri, tendo carácter definitivo e não sendo passível de recurso.
O Júri delibera com independência e liberdade de escolha, por maioria dos votos dos seus membros, cabendo ao Presidente de Júri voto de qualidade em caso de empate, se o Júri for constituído por número par.
A decisão do Júri é tomada no prazo definido pelo Regulamento, ponto 9.
Os candidatos autorizam a divulgação dos seus projetos nos meios de comunicação e consentem a captação e utilização sua imagem pela Junta de Freguesia de Belém e pelos meios de comunicação envolvidos.
Os encarregados de educação, representantes das escolas assumem ter conhecimento do presente regulamento do programa Escolas com Voz e aceitar as regras do mesmo.
Pelouro Educação e Juventude
Pelouro Educação e Juventude
Junta de Freguesia de Belém – Delegação
Rua da Correnteza nº9, 1400-077 Lisboa
Telf. 215 976 274





