ESCOLA VERDE, ao ar livre

Atividades

O objetivo das atividades a dinamizar é dar a conhecer aos alunos um pouco da história da nossa freguesia, e do tema dos descobrimentos que faz parte da envolvência da mesma.

Pretende-se fazê-lo através de uma forma lúdico pedagógica e em que as crianças participem de forma ativa. Cada atividade terá um número mínimo de 10 crianças e um máximo de 25.

As atividades são dinamizadas na Escola Verde do “Moinho do parque de Santana” e na Escola Verde da “Praça de Itália”. Decorrem todas as 2ª quintas feiras do mês, no horário da manhã ou da tarde consoante marcação e disponibilidade. Caso o tempo não o permita, agendaremos outra data que seja conveniente.

Todas as marcações das atividades devem ser feitas através do email: luisa.albuquerque@jf-belem.pt

Jogo À Descoberta de Belém

Um jogo de tabuleiro dinamizado num tapete, com perguntas sobre lugares da Freguesia, e em que são formadas duas equipas. As crianças lançarão um dado em cima do tapete de jogo, sendo duas delas os peões. Todas as crianças respondem às perguntas. O jogo pretende dar a conhecera história de Portugal, os monumentos, jardins e gastronomia relacionados com a nossa Freguesia.

1º ciclo do ensino básico (3º e 4º anos especificamente)
2º ciclo do ensino básico

2ª quinta-feira de cada mês consoante marcação e disponibilidade

Manhã – 10h30
Tarde – 15h00

Duração – cerca de 30/45 minutos

Jogo À Descoberta de Novos Mundos

Elefantes, milho, pérolas… são alguns dos produtos comercializados pelos portugueses na época dos Descobrimentos. Nesta atividade vamos aprender o que foram os descobrimentos portugueses e vamos fazer uma viagem imaginária a bordo de uma nau conhecendo alguns dos produtos, plantas e animais que contribuíram para a transformação da Europa e do Mundo nesta época.

1º e 2º ciclo do ensino básico (4º e 5º anos especificamente)

2ª quinta-feira de cada mês consoante marcação e disponibilidade

Manhã – 10h30
Tarde – 15h00

Duração – cerca de 45 minutos

livro A Viagem de Nuno Tristão

Leitura de uma história a partir de um livro “gigante” em que as crianças tomam conhecimento da vida a bordo das naus e caravelas no séc. XVI.

Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Duração – cerca de 30 minutos