2º Encontro Alunos Escolas com Voz

Segundo encontro de Alunos Escolas Com Voz, dia 19 de fevereiro, às 14h30, no Teatro LU.CA.

Título: Esta cidade que é nossa

É no palco de um teatro que vamos ensaiar as respostas, testar a sua eficácia, pensar o que serve melhor todos e todas nós.

Vamos concordar uns com os outros e, se tudo correr bem, vamos também discordar. Porque é no exercício de pensar livre e criticamente, de experimentar respostas e de errar às vezes nas soluções que se constrói a cidade e o mundo que sonhamos.

A partir da pergunta sobre o que é afinal a cidadania, vamos apresentar-vos situações que se não aconteceram tal e qual assim, podiam muito bem ter acontecido. Desta ou de outra forma, com estas ou outras palavras, estas são coisas que (nos) acontecem todos os dias. O que podemos fazer face a elas? O que podemos nós fazer pela nossa cidade e pela nossa rua? O que podemos fazer para defender os direitos de todos e de todas? E em defesa do planeta que habitamos?

NOTA BIOGRÁFICA

Joana Saraiva é licenciada em Filosofia, pós-graduada em Filosofia com Crianças e encontra-se a terminar a sua tese de mestrado em Teatro-Comunidade na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Tem o curso de atores do Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral (IFICT), o curso de atores da Comuna e o curso de formação em Audiodescrição.

Como colaboradora regular da Acesso Cultura e da AR Produções, trabalha como audiodescritora e tem como clientes habituais, entre outros, o Teatro São Luiz, o TNDMII, o TNSJ, o Teatro LU.CA, a RTP e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Como atriz trabalhou, entre outros, com Monica Calle, Tiago Vieira, Gerado Naumann, João Mota e John Frey.

É professora de Teatro na EB Paula Vicente e de Expressão Dramática em mais duas escolas. Dinamiza projectos de Teatro Comunitário em diferentes contextos e orienta regularmente oficinas de Filosofia com Crianças, oficinas de Teatro e oficinas que combinam estas duas áreas.